Após o anúncio das novas medidas nacionais introduzidas pelo governo italiano para impedir a propagação do coronavírus, em vigor desde 9 de março, a Costa Cruzeiros mudou os itinerários de seus navios que desembarcam nos portos italianos até 3 de abril.
Os cruzeiros que já iniciaram seus itinerários, farão escala nos portos italianos apenas para permitir que os hóspedes desembarquem e retornem à sua casa, sem excursões ou novos embarques. Também estamos cancelando as reservas de hóspedes italianos, de acordo com as restrições do decreto anunciado pelo primeiro-ministro italiano.
Em 10 de março, após a entrada em vigor do decreto do governo italiano que introduz restrições nacionais para lidar com a epidemia de coronavírus, a Costa Cruizeiros também decidiu negar o embarque a qualquer hóspede, visitante ou membro da tripulação de qualquer nacionalidade que nos 14 dias anteriores ao embarque viajado de, para ou pela Itália.
A empresa está informando todos os hóspedes envolvidos com essas alterações, oferecendo-lhes um crédito de cruzeiro para que eles possam aproveitar a experiência de um cruzeiro posteriormente.
Como empresa italiana e a única armadora com bandeira italiana, estamos comprometidos em garantir a conformidade com os regulamentos e o apoio às autoridades italianas e à comunidade nesse esforço extraordinário para enfrentar a atual situação de emergência
Os hóspedes, visitantes e membros da tripulação de qualquer nacionalidade que tenham viajado de ou para a China continental, Hong Kong, Macau, Coreia do Sul, Irã e Itália nos 14 dias que antecedem o embarque não estão autorizados a embarcar nos navios da Costa Cruzeiros. O mesmo procedimento se aplica a qualquer pessoa que tenha tido contato com casos confirmados do novo coronavírus, e para os quais tenham sido feitas declarações às autoridades sanitárias competentes.
Em 27 de fevereiro também foram introduzidas restrições quanto ao embarque de hóspedes, visitantes e membros da tripulação de qualquer nacionalidade que, nos últimos 14 dias, tenham viajado de ou para o Japão e Taiwan e que tenham tido febre, tosse ou dificuldades respiratórias.
Todos os hóspedes, visitantes e tripulantes recebem um questionário médico específico de pré-triagem para melhor avaliar as condições para o embarque.
Todas as pessoas a bordo dos navios passam pelo processo de temperatura corporal: qualquer pessoa com uma temperatura corporal acima de 37,5 °C terá o acesso ao navio negado.
A Costa Cruzeiros garante aos hóspedes e à tripulação os mais altos padrões de limpeza a bordo dos seus navios, graças a rigorosos protocolos de higienização e ao uso de desinfetantes eficazes contra o coronavírus.
A segurança e a saúde dos passageiros são prioridade para a Costa Cruzeiros. Nos navios da Costa Cruzeiros são tomadas medidas de precaução, como a triagem de hóspedes e tripulação, se as circunstâncias assim exigirem. Além disso, todos os navios da frota têm instalações médicas com equipes dedicadas e disponíveis 24 horas por dia. Essas equipes contam com aconselhamento e apoio de profissionais e instalações médicas externas. A indústria de cruzeiros é uma das mais bem equipadas e experientes no campo da proteção da saúde.
Em conformidade com a decisão tomada pelo Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China de suspender as viagens e as atividades turísticas como medidas de precaução e prevenção, a Costa Cruzeiros decidiu cancelar todos os cruzeiros a bordo dos quatro navios que partem da China até meados de março. Os hóspedes afetados pelos cancelamentos serão reembolsados ou poderão optar por mudar a viagem para outro período. Estes cruzeiros são comercializados apenas na China e especificamente para o mercado chinês.